sexta-feira, 21 de junho de 2013

Falta de ar!...



Terrível confissão: fumei dos 13 aos 35! Quando faço as contas....

Quando comecei... fumar escondido era tipo uma brincadeira que desafiava os pais e me aproximava das amigas. Não era fácil comprar cigarro então serviam as bitucas do cinzeiro deixadas pelo meu pai. Vê se pode!

Só que essa brincadeira durou 22 anos. E uma falta de ar danada de ruim que piora em momentos críticos sobrou de lambuja.

p.s.: Quando o tempo fica ruim, o ar regular na cidade (e isso é comum aqui em Sampa), estação de frio, respiro com uma certa tensão, entende? E lembrei disso hoje porque 21 de junho (início do inverno) é o Dia Nacional de Controle da Asma.



A Asma afeta 20 milhões de pessoas no país, causa 3 mil mortes todo ano, é o 4o motivo de internação nos hospitais brasileiros. 

Alguns sintomas dessa doença inflamatória crônica das vias aéreas: tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito. 

Fatores que podem desencadear a doença: alérgicos (pó domiciliar, ácaros, fungo, pólen, pêlos), infecções respiratórias virais (gripe), irritantes (fumaça de cigarro, poluição do ar), variação do clima (frio), alguns medicamentos. Também pode detonar uma crise asmática um problema emocional e estresse. 

Se você observar sinais de alerta procure um médico para diagnosticar e tratar. Asma tem controle.

Mais informações:
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia - www.sbpt.org.br 
Associação Brasileira de Asmáticoswww.asmaticos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário