terça-feira, 10 de setembro de 2013

Saúde é coisa séria!


A gente só pensa na saúde, em geral, quando estamos adoentados. Seja uma gripe, um câncer, uma dor lombar. Não importa a gravidade da doença. O corpo fica ruim, logo queremos saúde!

É difícil a gente pensar mesmo em saúde em termos de prevenção. Comer saudável, fazer exercício, evitar gorduras e frituras, sorrir mais, praticar mais lazer para desestressar, programar férias porque ninguém é de ferro (ainda que também enferruje...rsss).

Mas, tudo bem. É assim mesmo. Um processo. A gente vai aprendendo... com a idade, inclusive...

E nesse processo, creio, que os veículos de comunicação podem exercer um papel importante. De serviço. Isso requer, contudo, seriedade ao apurar informações, conceitos e práticas. Para não sair divulgando qualquer dado para a população pois pode configurar um desserviço. Para ser delicada.

Quanto maior o alcance do veículo pior o estrago. É fundamental compreender que saúde é coisa séria. É incrível como as pessoas assimilam mais equívocos do que acertos na lida com o próprio bem estar. (talvez até porque tenhamos, lamentavelmente, mais informação torta por aí...).

A Tv Globo, por exemplo, que já deu bons exemplos ao tocar em temas delicados em novelas... neste momento, na das 21h, prega em audiência nacional diagnósticos e tratamentos feitos numa clínica psiquiátrica das mais questionáveis. Eletrochoque, esquizofrenia psicótica, enfim, termos que profissionais da área médica e de saúde sabem 'ler' e desconsiderar exageros e equívocos.

Mas que um leigo não alcança essa dimensão de ponderação entre o certo e o errado, entre o consenso e o questionável.

Isso sem falar nos quadros do 'Fantástico' que motivam a perda de peso. A meta é boa, mas o conteúdo é permeado por equívocos que já ganham as críticas dos profissionais da área.

No Brasil temos profissionais de excelência na saúde e na medicina. Recorram a eles! Agendem uma consulta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário