quarta-feira, 3 de julho de 2013

SABER OUVIR PARA AGIR!


Tem um princípio básico - da gestão e inclusive do marketing (já que todo governo quer divulgar suas ações à população) - alicerçado na premissa: SABER OUVIR É ESSENCIAL.
http://www.sossaude.org.br


E isso pressupõe PRIMEIRO: IR ouvir 'in loco' diversas unidades de SAÚDE, por amostragem, em várias regiões do país para detectar a REAL situação da saúde pública.

E este SABER OUVIR muitas vezes requer desaprender para aprender de novo, com um novo olhar, um novo jeito de fazer as coisas. (Esta é uma lição que aprendi com um mestre – o professor Flávio Toledo).

SEGUNDO: não maquiar as descobertas, pois com a imprensa e hoje com  reforço das mídias sociais-internet tudo pode ir à tona num piscar de olhos. O que pode desmentir de forma escancarada o que foi maquiado, jogando lama na credibilidade.

TERCEIRO e não menos importante: FAZER O QUE DEVE SER FEITO sem permitir que políticas por conchavo impeçam as ATITUDES corretas e mais justas (e em geral elas não são populistas).

Neste momento a discussão principal não é SE FALTA OU NÃO MÉDICOS / SE DEVEMOS TER OU NÃO MÉDICOS IMPORTADOS / mas a discussão é COMO RESOLVER C/ URGÊNCIA A FALTA DE INFRA-ESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE. Já que essa realidade é sabida e notória há tempos. Aliás, no http://www.sossaude.org.br – que acaba de ser lançado como um espaço e fórum da saúde – já há diversos relatos trágicos de realidades práticas pelo país!

Tudo isso é aparentemente óbvio. E o óbvio sempre é o mais simples. Mas, o simples em geral é difícil de fazer. É preciso coragem, ética, atitude. Respeitar as pessoas. A começar por si mesmo. E esse é um conceito que raramente é colocado em prática...

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