segunda-feira, 27 de maio de 2013

De olho nos planos de saúde!



Quem já não enfrentou um problema com plano de saúde? Eu já tive que brigar com o plano e providenciar muitos relatórios médicos para cobrir o 2º pino de uma cirurgia no joelho de um familiar. O primeiro pino, tudo bem. Mas, o segundo... foi uma batalha!

                        (vc já enfrentou algum dilema com seu plano de saúde??)

A briga também se dá entre os profissionais de saúde, prestadores de serviços e operadores. E a encrenca não é pequena. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), desde 2004, já emitiu 
R$ 300 milhões em representações por falha em contratos. Esse montante pode virar multa.

E acaba de desenvolver uma cartilha de orientação justamente sobre as normas que regem contratos e reajuste de honorários e procedimentos. O Guia Prático da Contratualização está disponível para dowload no site www.ans.gov.br.

Propaganda.

O Ministério da Saúde investiu, agora em maio, R$ 10 milhões. Um filme com o ator Milton Gonçalves para alertar o seguinte: que quem paga um plano quer serviço de qualidade; que o governo tá adotando medidas para ajudar nesse processo; e que o cidadão deve denunciar irregularidades.



O problema é que o MS divulga o telefone do SUS – 136. 

E não o da Agência Nacional de Saúde Suplementar – 0800 7019656, órgão que tem o objetivo de regular e fiscalizar os planos de saúde.

Tanto que o próprio MS – dias após campanha no ar – passou a redirecionar as ligações sobre o tema do Disque 136 para a ANS. 



Liguei agora há pouco pra lá, e uma gravação diz claramente isso. E mais: informa ainda que “para contatos futuros sobre planos de saúde entre em contato diretamente com a ANS”. (o ideal é que a gravação já divulgasse também o fone 0800 p/ facilitar a denúncia do usuário).







No twitter hoje! 

@padilhando Vale rever assessoria em campanha publicitária do MS! Ter de corrigir 136 após investir 10 milhões? Depõe contra bom trabalho!


@linamenezes1, vimos que tuitou ao ministro @padilhando. Informamos que é competência do @minsaude promover, (cont) tl.gd/n_1rkgvdu

(conteúdo do twitter longo na resposta do MS):
@linamenezes1, vimos que tuitou ao ministro @padilhando. Informamos que é competência do @minsaude promover, zelar e garantir o atendimento de qualidade a população brasileira, de acordo com um dos objetivos do Plano Nacional de Saúde aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A veiculação dessas peças contribui para auxiliar a população a fiscalizar, sugerir e, se necessário, prestar queixas e denúncias. 

Ressaltamos que foi veiculado o 136 em função da facilidade que o número proporciona ao cidadão, justamente por ser curto e de fácil memorização. As reclamações feitas pelo telefone 136 são redirecionadas automaticamente ou após processadas na ouvidoria do Ministério. Na primeira semana de divulgação da campanha em rede nacional, foi registrado aumento de 43% no número de queixas referentes ao não cumprimento dos prazos máximos de atendimento pelos planos de saúde em relação à média mensal de reclamações dirigidas ao número 0800 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Como meio de garantir a participação social, o Ministério da Saúde criou a Ouvidoria Geral do SUS, por meio do telefone 136. Pelo serviço é possível realizar reclamações, sugestões, críticas, denúncias além de se informar sobre as áreas da saúde. A ANS, como órgão vinculado do Ministério, recebe rotineiramente demandas de usuários feitas pelo 136, mesmo antes do início da campanha publicitária. Continuamos à disposição para mais esclarecimentos. 


(minha resposta)
@minsaude @padilhando qto competência do MS não há dúvida. Mas, qto à propaganda então foi 'estratégico' usar o 136 p/redirecionar p/ 0800?!



*** continuo com muitas dúvidas. E de olho na saúde!

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