segunda-feira, 1 de julho de 2013

“Tô insatisfeita com meu corpo”...



E por isso aos 16 anos, Ana – que cursa o 2o ano do ensino médio numa escola particular em São Paulo – pediu de aniversário para os pais uma cirurgia plástica. Ela quer colocar silicone nas mamas.



Ana faz parte de um grupo de jovens brasileiros que se sente excluído em função do que observa no próprio corpo.

Para as meninas, a lipoaspiração é a cirurgia mais concorrida seguida do implante de silicone nas mamas. Para os meninos, a redução das mamas que crescem demais (ginecomastia) e a cirurgia para corrigir a orelha de abano. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) que aponta o Brasil como o 2o país do mundo em número de procedimentos.

Fazer uma cirurgia plástica parece ter virado moda entre adolescentes. O número de procedimentos aumentou 141% nos últimos 4 anos.

Mas os pais de Ana ainda estão em dúvida se permitem ou não o ‘sonho’ da filha, mesmo diante das lágrimas e das ameaças da jovem, que insiste – “Nunca mais vou ser feliz nesta vida se vocês não me derem este presente de aniversário!”.





Um comentário:

  1. E quem está satisfeito com o próprio corpo, nesta cultura q privilegia a estética física idealizada? Acho q a diferença é q a geração + velha passa uma vida lamentando baixinho o visual não alcançado e se convencendo de q vai ficar bem, q o importante é o conteúdo do "pacote"...
    Já a moçadinha, + pragmática, objetiva e petulante, quer remover os empecilhos pra ser feliz já, e começar "por fora" parece + fácil e útil, o melhor atalho. Sinal dos tempos...

    ResponderExcluir