segunda-feira, 22 de julho de 2013

Denuncie reajuste abusivo no plano de saúde coletivo!


Até o dia 30 de agosto o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) estará recebendo, por email (planosdesaude@idec.org.br) denúncias sobre reajustes abusivos de plano de saúde coletivo, seja anual ou por sinistralidade.
Os relatos dos consumidores sobre problemas enfrentados com operadoras e seguradoras vão ajudar a nortear as próximas estratégias do Idec junto às autoridades do setor.
Histórico absurdo.
Segundo pesquisas do próprio órgão, há casos de reajustes anuais ou por sinistralidade de planos coletivos que podem chegar a mais de 100%. Isso acontece porque os planos de saúde coletivos, fornecidos a empregados de uma empresa ou a pessoas vinculadas a associações e/ou sindicatos, não tem reajuste regulado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) por meio de um valor-teto. Mas, o consumidor lesado pode recorrer à Justiça em função do Código de Defesa do Consumidor.
  •           77% dos planos comercializados no Brasil são coletivos.
  •            85% dos planos coletivos são miniplanos (até 30 vidas), que correspondem a cerca de 5 milhões de consumidores.


Email:
O email para o Idec deve conter:
Nome da operadora ou seguradora de saúde.
Informações sobre o contrato (empresarial / associação / sindicato).
Ano do reajuste (ex. de 2011 para 2012).
Valor (em %).

Nenhum comentário:

Postar um comentário