Tem um princípio básico - da gestão e inclusive do marketing
(já que todo governo quer divulgar suas ações à população) - alicerçado na
premissa: SABER OUVIR É ESSENCIAL.
http://www.sossaude.org.br |
E isso pressupõe PRIMEIRO: IR
ouvir 'in loco' diversas unidades de SAÚDE, por amostragem, em várias
regiões do país para detectar a REAL situação da saúde pública.
E este SABER OUVIR muitas vezes requer desaprender para
aprender de novo, com um novo olhar, um novo jeito de fazer as coisas. (Esta é
uma lição que aprendi com um mestre – o professor Flávio
Toledo).
SEGUNDO: não maquiar as
descobertas, pois com a imprensa e hoje com reforço das mídias sociais-internet tudo pode
ir à tona num piscar de olhos. O que pode desmentir de forma escancarada o que foi
maquiado, jogando lama na credibilidade.
TERCEIRO e não menos importante: FAZER
O QUE DEVE SER FEITO sem permitir que políticas por conchavo impeçam as
ATITUDES corretas e mais justas (e em geral elas não são populistas).
Neste momento a discussão principal não é SE FALTA OU NÃO
MÉDICOS / SE DEVEMOS TER OU NÃO MÉDICOS IMPORTADOS / mas a discussão é COMO
RESOLVER C/ URGÊNCIA A FALTA DE INFRA-ESTRUTURA NAS UNIDADES DE SAÚDE. Já que
essa realidade é sabida e notória há tempos. Aliás, no http://www.sossaude.org.br – que
acaba de ser lançado como um espaço e fórum da saúde – já há diversos relatos
trágicos de realidades práticas pelo país!
Tudo isso é aparentemente óbvio. E o óbvio sempre é o mais
simples. Mas, o simples em geral é difícil de fazer. É preciso coragem, ética,
atitude. Respeitar as pessoas. A começar por si mesmo. E esse é um
conceito que raramente é colocado em prática...
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